Pedidos foram apresentados durante audiência pública do Marco Regulatório referente ao Território 10, formado pelos bairros Novo Homero Thon, Vila Homero Thon, Vila América, Vila Humaitá, Vila Progresso, Jardim Ipanema e Vila Tibiriçá
Fonte: UPAE
Na quinta audiência pública de revisão do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André, moradores da Vila Tibiriçá e região apontaram problemas com enchentes, zeladoria, mobilidade e atividades culturais e esportivas voltadas aos jovens. O encontro foi realizado na noite do dia 22 de março, na quadra do Projeto Shalom.
Na opinião do pastor Davi Teixeira, presidente do Projeto Shalom, é necessário que a Prefeitura realize ações preventivas de combate às enchentes. “Todo ano no período das chuvas nossos córregos transbordam. Falta limpeza frequente dessas áreas, com corte do mato e limpeza. Isso evitaria sujeira e doenças causadas pelas enchentes”, apontou Teixeira.
Presente à audiência, o vereador Renatinho do Conselho, morador da Vila Humaitá, parabenizou a participação da população no debate de revisão do Marco Regulatório e informou ações que estão sendo debatidas para resolver o problema das enchentes na região. “Estamos discutindo a implantação de um piscinão na área do Parque da Juventude – Ana Brandão, que vai acabar com o problema das enchentes na região da Vila América e ao redor da Avenida Capitão Mário Toledo”, explicou o parlamentar.
Para Adevania de Aquino, moradora da comunidade Bougival, é preciso melhorar a oferta de transporte público e saúde na região. “Temos poucos ônibus no bairro e isso prejudica demais nosso dia a dia. Também precisamos de um hospital para mulher na Vila Luzita, pois hoje só temos no Parque Oratório, que fica longe daqui. E para nossa comunidade o centro de Santo André é a Vila Luzita”, reivindicou Aquino.
Simone Pelizzon, prefeita da UFABC, defende que a região precisa de atividades culturais e esportivas, principalmente para os jovens. “Temos pouca oferta desse tipo de ações. Uma alternativa seria ampliar o horário de funcionamento do Parque da Juventude até às 22h, com forte programação de lazer, cultura e esporte”, defende Pelizzon.
O superintendente da Unidade de Planejamento Estratégico – UPAE, José Police Neto, argumentou que a participação da população na revisão do Marco Regulatório é fundamental para definir o melhor plano de desenvolvimento para a cidade. “Nossa busca é para definir uma harmonização das leis que permitam o desenvolvimento sustentável e que enfrente as desigualdades geradas ao longo das últimas décadas”, explicou Police.
A próxima audiência do Marco Regulatório será no dia 24 de março (quinta-feira), a partir das 19h15, na Creche Padre Attílio Taricco, localizada na Rua Cazuza, número 2, no Jardim Santo André. Todas as audiências terão transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre o Marco Regulatório aqui.
Comments